Campanha de atualização da caderneta de vacinação começa dia 18 em Assis

A Secretaria de Saúde promove, de 18 a 24 de agosto, uma campanha para colocar em dia a vacinação de 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos. Das 8h às 17h, mais de 36 mil profissionais da saúde estarão distribuídos em cerca de 4 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, para conferir as cadernetas e aplicar vacinas, caso seja necessário.

A médica pediatra e diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, faz um alerta aos responsáveis: “É fundamental levar a caderneta de vacinação. Caso realmente não encontre, o responsável deve comparecer ao posto onde a criança costuma ser vacinada, pois eles possuem o histórico de vacinas que já foram ou não aplicadas”.





Estarão disponíveis doses contra 15 tipos de doenças, dentre as quais paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. A novidade é a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B, cujo vírus infecta o fígado. De acordo com a pediatra, cerca de 10% dos adultos não produz os anticorpos contra a doença. Desses, 20% se tornam portadores de cirrose hepática ou tumor hepático. “Por isso a importância da vacina, pois ela tem o objetivo de proteger as crianças na adolescência e na vida adulta”, diz.

Visite o posto de saúde mais próximo da sua residência e informe-se.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo





Deixe seu comentário