Em Assis vacinas contra sarampo estão disponíveis para quem vai viajar

Estão disponíveis em todo o estado de São Paulo a vacinação contra sarampo e febre amarela . Quem vai viajar nas férias de dezembro , não pode deixar de se imunizar.

A imunização contra febre amarela está disponível no SUS e é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade, que for viajar para áreas consideradas de risco, especialmente para regiões rurais, ribeirinhas e de mata . Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas com, ao menos, 10 dias de antecedência à viagem.

Com relação ao sarampo, no Estado de São Paulo foram identificados apenas casos vinculados à importação em 2011, todos relacionados a vírus circulantes na Europa, onde mais de 30 países apresentaram ocorrências este ano.

No calendário de rotina as crianças devem tomar a primeira dose aos 12 meses e a segunda dose, entre quatro e seis anos. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses e para adultos de até 50 anos uma dose. É indicado que a vacinação contra o sarampo seja realizada 15 dias antes de viajar.





Os postos de saúde de Sorocaba, interior de São Paulo, abrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A relação completa de postos de vacinação no estado, contra a febre amarela está disponível no site: cve.saude.sp.gov.br.

Sintomas :

Sarampo : febre e manchas avermelhadas no corpo , acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Febre amarela : doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

Áreas consideradas de risco para febre amarela no país
– Estados do Norte e Centro-Oeste;
– Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
– Municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, guia de São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, guia de Assis, guia de Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Fonte: G1





Deixe seu comentário