Esgoto vaza e atinge córrego que abastece a população de Assis

O vazamento de esgoto na nascente da Água do Córrego causa preocupação aos moradores de Assis. A população tem medo da contaminação, já que parte da água que abastece a cidade é retirada do local. A Sabesp, que é responsável pelo serviço de água e esgoto da cidade, já foi advertida pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Uma nascente de água limpa e pura que deveria ser um lugar preservado parece um córrego sujo, onde o esgoto e despejado. O forte cheiro chamou a atenção dos moradores. “Este problema a gente já estava sabendo por causa do mau cheiro que estava chegando”, disse o presidente da Associação de Moradores, Haroldo César Fernandes.

A nascente da Água do Córrego está dentro de uma Área de Preservação Permanente. Até um alambrado existe para evitar a entrada de pessoas ou animais. A nascente e uma das dezesseis que são usadas para abastecer a cidade.






Uma estação elevatória deveria levar o esgoto da região para a estação de tratamento, mas por algum motivo desconhecido toda a sujeira está sendo despejada dos canos para a nascente. O medo dos moradores e que isso possa oferecer riscos a saúde da população.

Técnicos da Cetesb estiveram no local para coletar amostras. Mesmo sem os resultados, uma advertência já foi aplicada à Sabesp, que deve solucionar o problema imediatamente. “Recebemos a reclamação de um vazamento de esgoto na água perto do Parque Ecológico, no Jardim Paraná. Técnicos nossos se deslocaram para o local e verificaram que de fato havia vazamento de esgoto através de tubulações de coleta operados pela companhia. Já notificamos a Sabesp para adotar as medidas imediatas para sanar o caso”, informou o gerente regional da Cetesb, Luiz Eduardo Zuniga Medel.

Em nota, a Sabesp disse que o vazamento da estação elevatória de esgoto foi consertado nesta terça-feira (31).

Fonte: G1






Deixe seu comentário