Papagaios apreendidos são levados para associação em Assis

Os 336 filhotes de papagaios que foram aprendidos na BR-153 em Ourinhos, SP, na manhã desta terça-feira (02) foram encaminhados para uma associação protetora de animais de Assis.

As aves foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal dentro de caixas no banco traseiro e no porta-malas de um carro que vinha de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, com destino a cidade de São Paulo.

“As pessoas tem que ter uma consciência ambiental para que casos assim não aconteçam. Só existe o traficante porque existe o consumidor final. A pessoa que encomenda não tem a noção que para chegar um filhote vivo na mão, pelo menos uns 30 vão morrer neste transporte irregular.

Até serem parados pela polícia, os traficantes percorreram 510 quilômetros de estradas e viajaram durante sete horas com os animais no veículo. Nesse período algumas aves acabaram desidratadas e precisaram receber cuidados especiais. Os próprios policiais reidrataram os pássaros para evitar a morte dos mais debilitados.






“Eles não fazem ideia do mal que estão fazendo a natureza e dos animais. Nós estamos revezando para reanimar os mais debilitados. Nessas condições de transporte grande parte iria morrer até São Paulo. Eles não medem os riscos, só querem o lucro e passam por cima da saúde dos animais, dos filhotes e querem ter o lucro garantido”, afirma o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Edson José Almeida Júnior.

Para o veterinário Ricardo Vilas Boas, as aves sofreram maus-tratos durante o transporte. Entre as aves apreendidas está um exemplar de papagaio galego, espécie que está em extinção no país. Os dois ocupantes do carro foram multados em R$347 mil. Ele foram presos em flagrante, mas pagaram fiança no valor de R$1 mil cada e responderão a inquérito em liberdade por transporte ilegal de aves e maus-tratos.

Fonte: G1






Deixe seu comentário