Sobre Assis

cidade de Assis

Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Situa-se a 22º 39' 42" de latitude sul e 50º 24' 44" de longitude oeste, distante 434 km da capital estadual. Seu território de pouco mais de 462 km² abriga uma população de 95 156 habitantes (IBGE/2010).

História

O primeiro desbravador do Sertão do Paranapanema foi José Teodoro de Souza, que saiu de Pouso Alegre com destino à Província de São Paulo penetrando em direção a Mogi Mirim e em seguida Botucatu.

De Botucatu José Teodoro passou pelas vertentes do Rio Pardo, atravessou os campos que ficam do lado de Lençóis e São Domingos e chegou até o Ribeirão da Figueira, pouco além da foz do Rio Tibagi. Regressou a Botucatu e conseguiu registrar a sua posse, perante o vigário de Botucatu, assegurando seus direitos para recorrer ao processo de legitimação de suas terras.

Após conseguir a legitimação de sua posse, José Teodoro, fundou um povoado na margem esquerda do Rio Novo, que recebeu o nome de São José do Rio Novo, posteriormente chamado de São José dos Campos Novos do Paranapanema, com a finalidade de atrair povoadores para o sertão do Paranapanema.

A notícia que a posse de José Teodoro tinha solo muito fértil provocou as primeiras aquisições de terras. Uns dos primeiros adquirintes de terras da região foram Francisco de Assis Nogueira e José Machado de Lima, que adquiriram a margem direita e esquerda do rio Pari, que passou a constituir a chamada Fazenda Taquaral.

Em 1º de Julho de 1905 o Capitão Francisco de Acis Nogueira efetivou a doação de 80 alqueires de terras de lavrado à igreja, para patrimônio de uma Capela, sob a tríplice evocação do Sagrado Coração de Jesus, de São Francisco de Assis e da Obra – Pio do Pão de Santo Antonio (Fundação de Acis).

Em torno da Capela, foram surgindo as primeiras casas do povoado, que pertenciam a jurisdição do município de Campos Novos do Paranapanema (atual Campos Novos Paulista).

O desenvolvimento do povoado foi devido exclusivamente, ao avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que chegaram ao povoado de Acis em 1914. Em 1915, pela Lei Estadual nº 1.496, de 30 de dezembro de 1915, o povoado foi elevado a Distrito de Paz. Dois anos depois, foi criado o Município de Acis pela Lei Estadual nº 1.581 de 20 de dezembro de 1917.

Em 6 de abril de 1918, os vereadores elegeram o primeiro prefeito: João Teixeira de Camargo. Em 8 de abril de 1918, foi aprovado o Regimento Interno da Câmara e adotado o Código de Posturas Municipais de Itatiba, para o município de Acis. A estrada de Ferro Sorocabana foi a responsável pela rápida escalada de Acis, que já em 20 de Março de 1918 passou à sede de comarca. Também abriu caminho para chegada do café, tornando Acis o ponto de convergência de toda a região e base de operação para a colonização do Paraná.

Origem do nome

O nome acis foi dado em homenagem ao fundador do município, Capitão Francisco de Acis Nogueira.O nome foi adaptado anos depois pelos próprios moradores que escreviam Assis com dois 's'.

Economia

A cidade apresenta uma economia baseada na pecuária de corte e no cultivo de soja, trigo, milho e cana-de-açúcar, além de um comércio forte que atrai compradores de toda a região e um pequeno parque industrial com destaque para as empresas de concreto.
Conta ainda com diversas concessionárias de veículos de passeio, caminhões e máquinas agrícolas.

A cidade tem aproximadamente 98.715 habitantes (est. 2009) e é geograficamente favorecida, desenvolve uma economia diversificada, nas áreas da agricultura, comércio e prestação de serviços, e ainda possui um potencial turístico na região do médio Paranapanema.

A Cidade de Assis é servido pelo projeto Incubadora de Empresas de Assis - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Renato de Rezende Barbosa", com o apoio das entidades parceiras FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Prefeitura Municipal de Assis, localizada no antigo prédio das Oficinas de Locomotivas da FEPASA (ex. EFS - Estrada de Ferro Sorocabana), onde oferece serviços de apoio gerencial e administrativo às micro e pequenas indústrias do município, através do processo de Incubação. Os serviços compreendem, oferta de espaço para instalação da indústria, treinamento e capacitação dos empresários.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Assis.

Blog do Guia da Cidade Assis

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Assis por email
 

 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Lutécia, Cândido Mota, Tarumã, Platina, Echaporã, Paraguaçu Paulista e Maracaí. Rodovia Raposo Tavares

Dados Principais sobre a Cidade de Assis

Aniversário: 1 de Julho
Fundação :
1905
Gentílico:
Assisense
Área:
461,156 Km²
População
95.156 hab. (2010)
IDH 0,829 - elevado
Prefeitura Assis

Brasão de Assis
Brasão de Assis

Bandeira de Assis
Bandeira de Assis

Vídeo sobre a cidade de Assis
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Assis

Mapa Assis

 

Moradores ilustres de Assis

 

   
  Sobre o EncontraAssis
Fale com EncontraAssis
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Assis no Facebook siga o Encontra Assis no Twitter Encontra Assis no Google+


Termos EncontraAssis | Privacidade EncontraAssis